terça-feira, 18 de outubro de 2011

EREMATSUL 2011

Nos dias 7 a 10 de Setembro foi realizada em Curitiba o XVII Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, onde estudantes do nosso curso prestigiaram palestras, mini cursos, comunicações cientificas, e também fizeram apresentações.
O EREMATSUL realiza-se todo ano em uma das universidades dentre os três estados do Sul do país. Esse ano a PUC-PR contemplou o evento na capital do nosso estado.
Uma programação que proporcionou aos alunos uma ampla grade de conhecimento que visou orienta-los sobre suas respectivas decisões acerca de sua profissão como Matemáticos, dentre elas podemos destacar palestras como a do Professor Ubiratan D’ÀMBROSIO, fundador do movimento Etnomatemática, brasileiro mais conhecido mundialmente nos campos da História e da Educação Matemática. Foi galardoado, em 2001, pela Comissão Internacional de História da Matemática, com a medalha Kenneth O’MAY, por suas importantes contribuições na área de História da Matemática. Em 2005 ganhou do ICMI (Congresso Internacional de Instrução Matemática) a medalha Felix Klein pelo reconhecimento de suas contribuições no campo da Educação Matemática. Essas premiações representam o reconhecimento máximo nessas áreas, sendo o único brasileiro com elas agraciado.
Os temas palestrados não deixaram a desejar como, por exemplo, o tema: “Um passeio pela Pré-História da Matemática”, e, “Uma visão critica sobre o ensino de Matemática no Brasil”.
Nossos acadêmicos marcaram presença no evento com suas comunicações e mini cursos, a saber, a acadêmica Aline Vaccari apresentou sua C.C.: “O método de exaustão em textos de História da Matemática”, e as acadêmicas do Pibid Priscila L. Tartare, Girlaine Weissheimer, Beatriz Rudek, Solange Scibor e Francieli M. Toledo nos representaram e nos prestigiaram com suas respectivas oficinas, Números inteiros: A dificuldade de ensinar e aprender, incorporação de novas tecnologias na educação- Webquest como estratégia de ensino, sem dúvida, importantes no percurso da formação acadêmica tanto para elas, como para os ouvintes, que através da promoção do Erematsul é possível romper as barreiras do restrito, criando o espaço ideal para essa troca de saberes e aprenderes.
Por: Lincoln Calixto da Silva Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário